• (19) 3432-6887/ (19) 99113-8444
  • contato@sharonraicher.com.br
Tireóide

Glândula localizada na região anterior do pescoço pode apresentar alterações como aumento do tamanho, nódulos em seu interior, tumores, perda da função ou aceleração da função. Algumas crianças podem nascer sem a tireóide ou nascer sem a tireóide funcionando. O endocrinologista acompanha e trata essas alterações.

Diabetes

Alteração da secreção ou produção ou funcionamento da insulina, hormônio responsável pelo controle da glicemia no sangue. Existem vários tipos de diabetes. As principais causas são diabetes tipo 1 e tipo 2. Mas aqui iremos abordar outras causas também importantes ao conhecimento.

Obesidade

A obesidade é uma doença que afeta indivíduos de forma física, psíquica e social, podendo ser causada por múltiplos fatores como doenças endocrinológicas e psiquiátricas, genéticas, ausência ou diminuição da atividade física, comportamento alimentar inadequado, além dos fatores emocionais.

Colesterol

Doenças hereditárias e alterações alimentares podem alterar o colesterol ruim e reduzir o colesterol bom em nosso organismo. Os triglicérides também fazem parte dessa análise. Isto pode ocorrer em crianças e adultos. Devemos ficar atentos já que a principal causa de morte no mundo são as complicações cardiovasculares. Você vai conhecer aqui o que são os colesteróis e triglicérides e as medidas de prevenção mais importantes.

Crescimento

Começamos nosso crescimento desde a concepção. Vamos entender como ele acontece, quais são as influências em cada fase do embrião e da criança depois que nasce. O distúrbio de crescimento pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais, psíquicas, pediátricas ou genéticas.

Puberdade

A fase de transição da criança para idade adulta, em que os hormônios sofrem diversas transformações. Pode ocorrer alteração em que a puberdade se instale precocemente ou tardiamente. A puberdade é uma fase de intensas transformações psíquicas. Devem ser avaliadas as alterações hormonais e as outras causas possíveis da origem dos problemas que abordaremos aqui no site.

Menopausa

Fase de importantes transformações na vida de uma mulher. Momento em que os hormônios femininos param de ser produzidos pelos ovários e algumas mulheres apresentam sintomas desconfortáveis que algumas vezes podem e devem ser tratados.

Andropausa

No homem pode ocorrer a queda da produção dos hormônios masculinos pelos testículos no envelhecimento. Os sintomas podem variar como na mulher, existem casos de calores como na menopausa, perda de força muscular, alterações na libido e ereção, e em alguns casos podem e devem ser tratados após cuidadosa avaliação.

Neuroendocrinologia

Esta área da Endocrinologia abrange alterações hormonais tanto de excesso quanto falta da produção ou ação dos hormônios produzidos no cérebro. Envolve causas tumorais, infecciosas, traumáticas, genéticas entre outras que podem afetar setores como o crescimento, a puberdade, a função da tireóide, das adrenais, da amamentação, distúrbios visuais, distúrbios neurológicos, alterações da ovulação e distúrbios sexuais.

Nutrição

Área agregada à Endocrinologia que auxilia na educação e aprendizado sobre a alimentação, na melhora da qualidade do comer bem, na educação dos diabéticos, no tratamento de transtornos alimentares, distúrbios de desnutrição, alterações metabólicas congênitas e nos auxilia a cuidar integralmente do paciente.

Metabolismo

O processo de reação celular química constitui a base da vida. As estruturas estão organizadas em sequências que permitem que a célula viva em equilíbrio e realize sua ação para o bem do tecido, do órgão e do ser vivo em geral. Os hormônios auxiliam as transformações deste ser. São sinais celulares, transformação em calor, formação de enzimas, genes e proteínas essenciais à vida.

Sono

Alterações no iniciar do sono, no manter o sono regular, e na percepção de um sono restaurador podem influenciar os hormônios, bem como as alterações hormonais também influenciam no sono. A tireóide, a menopausa, a andropausa, os distúrbios de crescimento são algumas das causas que alteram o sono. 

Doenças como diabetes mellitus, obesidade e depressão influenciam diretamente no sono. A síndrome de apnéia do sono também é um distúrbio cada dia mais diagnosticado que pode atrapalhar um sono restaurador, levando a momentos de sonolência diurna.

TPM

Tensão Pré Menstrual é um conjunto de sintomas que a mulher pode sentir até 2 semanas antes da menstruação. Sabe-se que até 75% das mulheres têm algum dos sintomas, e cada mês eles podem ser variáveis em tipo e intensidade. Ela acontece pelas mudanças nos níveis de estrogênio, progesterona, prostaglandinas e aldosterona, que alteram os neurotransmissores do sistema nervoso central.

Transtornos alimentares

A anorexia nervosa, a bulimia e a obesidade se enquadram nos principais distúrbios alimentares. Existem suas variações e o Endocrinologista cuida desta área juntamente com o psiquiatra, o psicólogo e a nutricionista.

Osteoporose

A densidade mineral do osso pode se alterar por diferentes causas como falta de hormônio feminino, alterações do ciclo do cálcio e fósforo, doenças das paratireóides. As consequências diretas são as fraturas. Procure o endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

Neurociência e Psicologia

As pesquisas recentes envolvem a neuro-psico-imuno-endocrinologia, já que os campos estão se unindo para resolver diagnósticos, explicar fenômenos médicos de forma mais ampla. Atualmente, a neurociência e a psicologia em suas diversas linhas colaboram com essa interdisciplinaridade.

Unindo a química, a física, a biologia, a engenharia, a computação, o conhecimento do sistema nervoso, a antropologia, o conhecimento da fisiologia, ampliamos os estudos para explicarmos distúrbios de comportamento, alterações hormonais, nutricionais, tumorais entre outros.

Paratireóide

As paratireóides são glândulas que ficam atrás da tireóide responsáveis pela regulação de cálcio, fósforo, magnésio e vitamina D no organismo. Sua disfunção pode aumentar ou reduzir os níveis desses elementos, trazendo consequências como a osteoporose, fraturas e tumores.

Psicoterapia Corporal

A Análise Bioenergética utiliza a expressão da linguagem e a expressão emocional como vivências do corpo para captar o conteúdo psíquico. A proposta terapêutica analisa não apenas o psicológico do paciente mas também sua expressão física à medida em que é manifesto em sua estrutura corporal, seus movimentos e as doenças que essa pessoa carrega. Ajuda o indivíduo a reencontrar-se com seu corpo, e tirar o mais alto grau de proveito da vida que há nele.