• (19) 3432-6887/ (19) 99113-8444
  • contato@sharonraicher.com.br
Bioimpedância- você sabe para que serve?

Bioimpedância- você sabe para que serve?

A BIOIMPEDÂNCIA é um exame que auxilia a saber sobre sua COMPOSIÇÃO CORPORAL.
 
O exame indica a quantidade aproximada de músculo, vísceras, osso, água e gordura em quilos, ou litros, e avalia a  porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo para sua idade, seu gênero e seu grau de atividade corporal.
 
COMO FUNCIONA?
 

O aparelho de bioimpedância consegue ler a diferença de resistência da passagem da corrente formada pelas mãos e pés, por todo o organismo.

E e assim a diferença entre a resistência da gordura, em deixar a corrente passar, e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos, por exemplo, permite que o aparelho calcule o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.
Através de 4 eletrodos colocados em mãos e pés, uma corrente elétrica passa pelo corpo através de placas de metal. Essa corrente viaja facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar. Não dá choque! Fique tranqulo!
 
QUAL A INDICAÇÃO?
 
Esse exame é muito utilizado em:
 
-academias para cálculo de percentual de massas e planejamento de treinos
 
-complemento em consultas de nutrição para avaliar os resultados do plano de dietas
 
-pessoas acima do peso que querem organizar alimentação e exercícios físicos
 
-pessoas que querem ganhar massa muscular
 
-pessoas que querem ganhar peso 
 
e pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.
 
 
OS DIFERENTES VALORES O QUE SIGNIFICAM?
 

Além do peso e do ïndice de Massa Corporal (IMC), os diferentes valores oferecidos pelo aparelho de bioimpedância são:

1. Taxa de metabolismo basal 

O metabolismo basal é a quantidade de calorias que o corpo gasta para funcionar, e esse número é calculado com partir da idade, sexo e atividade física que se introduz na balança.

Para se aumentar a taxa de metabolismo deve-se aumentar a quantidade de massa magra e isso reduz consequentemente a massa gorda, pois o músculo é um tecido ativo e gasta mais calorias que a gordura, contribuindo para o aumento da queima de calorias provenientes da dieta ou da gordura corporal armazenada. 

2. Hidratação

Os valores de referência para a quantidade de água em homens e mulheres são diferente e estão descritos abaixo:

  • Mulher: 45% a 60%;
  • Homem: 50% a 65%.

Este valor é muito importante para saber se o organismo está bem hidratado, o que garante a saúde dos músculos, evita câimbras, rupturas e lesões, garantindo uma melhora progressiva na performance e nos resultados do treino.

Assim, quando o valor é inferior ao intervalo de referência é aconselhado aumentar a ingestão de água por dia, para cerca de 2 litros, de forma a evitar ficar desidratado.

 

3. Massa magra

O valor de massa magra, normalmente é mostrado em Kg e indica a quantidade de músculo e água no organismo.

A massa magra normalmente é utilizada, para avaliar os resultados de um plano de treino, por exemplo, pois permite avaliar se está ganhando músculo com o tipo de exercício que se está fazendo.

4. Massa gorda

A quantidade de massa gorda pode ser dada em % ou em Kg, dependendo do tipo de aparelho. Os valores recomendados de massa gorda variam de acordo com o sexo e a idade em porcentagem, sendo:

Idealmente, o valor de massa gorda deve estar no intervalo referido como normal, pois quando está acima desse valor significa que se tem muita gordura acumulado, o que aumenta o risco de várias doenças, como obesidade ou diabetes.

 

5. Massa muscular

Normalmente, a massa muscular deve aumentar ao longo das avaliações de bioimpedância, pois quanto maior for a quantidade de músculo, maior será a quantidade de calorias gastas por dia, o que permite eliminar mais facilmente o excesso de gordura do corpo e prevenir o surgimento de várias doenças cardiovasculares. Essa informação pode ser dada em quilos de músculo ou porcentagem.

A quantidade de massa muscular mostra apenas o peso dos músculos dentro da massa magra, sem contar com a água e outros tecidos corporais, por exemplo. Neste tipo de massa, também estão incluídos os músculos lisos de alguns órgãos, ou vísceras como o estômago ou o intestino, assim como o músculo cardíaco. 

6. Densidade óssea

O valor de densidade óssea, ou peso ósseo, deve ser constante ao longo do tempo para garantir que os ossos estão saudáveis e acompanhar a evolução da densidade óssea, sendo por isso muito importante para avaliar os benefícios da atividade física em idosos ou pessoas com osteopenia ou osteoporose, por exemplo, uma vez que a prática regular de exercício físico permite fortalecer os ossos e, muitas vezes, tratar a perda de densidade óssea.

QUAL O DIFERENCIAL AQUI NA CLÍNICA?

Na bioimpedância da clínica, além de calcularmos os valores acima descritos elaboramos uma dieta conforme metabolismo, através dos cálculos realizados, com substitutos alimentares possíveis( o que não substitui uma consulta nutricional caso necessário), e diferentes modalidades de exercícios físicos.
De acordo com sua massa magra, sua idade, gênero e nível de atividade é calculado, por modalidade, a frequência, o tempo e o tipo de exercício a ser realizado, aliado a frequência cardíaca ideal para que chegue a seus objetivos com mais precisão!
 
Venha agendar a sua!!!
 
equipe Clínica Sharon Rosenthal