• (19) 3432-6887/ (19) 99113-8444
  • contato@sharonraicher.com.br
Chocolate - Existe vício ou não?

Chocolate - Existe vício ou não?

CONHECIDO PELOS ASTECAS COMO ALIMENTO DOS DEUSES, ATRIBUÍA-SE GRANDES PODERES A QUEM O TOMAVA.

SOMENTE SOLDADOS E O CONSELHO DE GUERRA TINHAM PERMISSÃO PARA BEBÊ-LO.

ÀS MULHERES NÃO ERA PERMITIDO SE APROXIMAR DESSA BEBIDA.

ERA UMA ESPECIARIA CARA E FORTE SE CONSUMIDA SÓLIDA. ANTIGAMENTE ERA CONSUMIDO COM OUTRAS ESPECIARIAS COMO PIMENTA, BAUNILHA, CANELA, CHILLI.

NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS COMPROVADAS QUE O CHOCOLATE SEJA CAPAZ DE CRIAR DEPENDÊNCIA.

ALGUMAS PESSOAS DIANTE DE PRIVAÇÃO OU APÓS O INÍCIO DE SEU CONSUMO PARECEM TER REAÇÕES NEURO QUÍMICAS E FARMACOLÓGICAS PRÓXIMAS A UM VÍCIO.

ALGUNS ESTUDOS MOSTRAM ESSE COMPORTAMENTO COMPULSIVO MAIS FREQUENTE EM MULHERES, E, APROXIMADAMENTE 40% DAS MULHERES NÃO SE SATISFAZ COM NENHUM OUTRO TIPO DE SUBSTITUTO.

O CHOCOLATE APRESENTA TEXTURA E CONSISTÊNCIA PRÓPRIOS E A ASSOCIAÇÃO COM O AÇÚCAR E A GORDURA AUMENTAM A SENSAÇÃO NEUROCOMPULSIVA, O QUE PROVAVELMENTE MANTÉM DA NECESSIDADE DE BUSCA PERIÓDICA.

O CHOCOLATE POSSUI A CAFEÍNA E A TEOBROMINA CONHECIDOS COMO ESTIMULANTES QUE PODERIAM POTENCIALIZAR ESSA MOTIVAÇÃO INTENSA.

OUTROS MODULADORES NEUROLÓGICOS DENTRO DA FÓRMULA DO CHOCOLATE QUE AUMENTAM A ATIVIDADE DA DOPAMINA INTENSIFICARIAM A COMPULSÃO. JÁ A ALTERAÇÃO DE NÍVEIS DE SEROTONINA, MODULADAS POR SEU PRECURSOR TRIPTOFANO ESTARIAM LIGADAS A NECESSIDADE DE ABSORÇÃO DE CARBOIDRATOS DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO COM OBJETIVO DE MELHORAS DO HUMOR.

EXISTEM TEORIAS DESCREVENDO QUE A BUSCA PELO CHOCOLATE PODE SER DEVIDO DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES COMO MAGNÉSIO- O QUE TEM LIGAÇÃO COM ALTERAÇÕES DE HUMOR, COM DEFICIÊNCIAS ABSORTIVAS NO INTESTINO E ÉPOCAS DE CICLO MENSTRUAL. ESSA ÚLTIMA ESTARIA TAMBÉM RELACIONADA COM FLUTUAÇÕES HORMONAIS DE ESTROGÊNIO E PROGESTERONA, QUANDO HÁ BUSCA POR CARBOIDRATOS E GORDURA.

O SER HUMANO ESTÁ CONDICIONADO A CONSUMIR ALGUM ALIMENTO EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS COMO A SOPA QUANDO DOENÇA, O BOLO NO ANIVERSÁRIO, O SUCO DE LARANJA COM O RESFRIADO, A MAÇÃ PARA A GASTRITE E POR QUE NÃO O CHOCOLATE QUANDO ESTÁ TRISTE OU CARENTE?

ESTUDA-SE TRANSMISSORES DE SACIEDADE CEREBRAIS PARA TENTATIVA DE EVIDENCIARMOS O EFEITO DESSA SUBSTÂNCIA PODEROSA E SEUS PERÍODOS DE MOTIVAR SUA PROCURA.

SABE-SE QUE EM REGIÕES ONDE NÃO EXISTE CHOCOLATE HÁ OUTROS ALIMENTOS RELACIONADOS COM ESSA SENSAÇÃO QUE ELE TRAZ, PORÉM COM MENOR PODER DE COMPULSÃO.

AINDA SE ESTÁ EM BUSCA DO SEU POTENCIAL DE DEPENDÊNCIA OU SE FOI CONDICIONADO PARA RELACIONAR ELE À UMA GRATIFICAÇÃO JÁ DESDE OS POUCOS ANOS DE VIDA(POR EXEMPLO, SE A CRIANÇA COMER O ALMOÇO GANHA UM CHOCOLATE OU, SE ELA COMPLETAR O DEVER GANHA UM CHOCOLATE=RECOMPENSA)

AGUARDAREMOS MAIS ESTUDOS PARA FAZERMOS UM BOM USO DESSE ALIMENTO DOS DEUSES ASTECAS...

 

DRA SHARON RAICHER ROSENTHAL