Seu corpo e o ciclo do dia e da noite
Sabemos que comer com qualidade e praticar exercícios físicos ajudam a melhorar nossa saúde, certo? Mas você sabia que uma boa noite de sono ajuda a prevenir doenças como depressão e estresse, pressão alta, diabetes, doenças auto- imunes e obesidade?
Assim como existe o ritmo dos batimentos do coração, o ciclo menstrual, o ritmo do crescimento de cabelos e pêlos, existe o ciclo do sono.
Alguns órgãos funcionam em determinadas horas do dia, por exemplo, as crises de asma e os resfriados pioram quando se aproxima o período noturno. Já os infartes e derrames costumam acontecer nas primeiras horas da manhã.
As medicações são criadas para serem usadas em horários específicos do dia- o motivo é o melhor funcionamento de uma droga pela manhã, à tarde ou à noite.
Existem pesquisas mostrando que pessoas que dormem 4-5 horas versus aquelas que dormem 8-9 horas por noite tem mais fome, mais vontade de doces, mais dificuldade da ação da insulina( predispondo ao diabetes), mais crises de pânico e vontade de alimentos salgados.
Mas não basta dizer que você dorme 8 horas por noite. Existem pessoas que dormem 8-10 horas mas têm a impressão de que dormiram somente 2 horas. A qualidade também conta.
Para saber se as horas que você dorme te deixam restaurado, evitando assim doenças crônicas num futuro próximo fique atento:
- você acorda bem humorado? Se não, fica de mal humor o dia todo?
- sente muito sono durante o dia?
- acorda a noite sem motivo aparente ou demora para iniciar o sono?
- você é daqueles que dá plantão noturno e está engordando?
- o sono está ruim e a memória também?
- os dias de semana não consegue acordar sem despertador?
- e os finais de semana tenta compensar o sono atrasado?
Se você respondeu sim, e esse problema não é pontual, ou seja, está acontecendo faz tempo, você precisa investir mais em seu sono noturno.
O horário de dormir também faz diferença.
Nosso relógio biológico é impressionante. Temos ciclos no cérebro que nos fazem despertar entre 5 e 8 horas da manhã(mesmo que você fique na cama, dá uma leve despertada), dormir próximo às 21 e 23 horas( mesmo que não vá dormir, essa hora seu corpo está diminuindo suas atividades do dia), ter sonolência após o almoço ( e se você come algo mais pesado então...isso piora muito), e também existem horas da madrugada que estudos mostram que estamos predispostos a infecções.
A falta de sono, seja de horas de sono ou da profundidade desse sono traz consequências. Já se sabe que durante o sono o hormônio do crescimento aumenta seus picos e faz a criança crescer- isso até nossos avós já diziam " vai dormir cedo senão não vai crescer!" esse hormônio também é responsável pela renovação celular e recuperação física.
Os vigias noturnos, e pessoas que ficam acordadas por causa do trabalho têm mais dificuldade de perda de peso, não só porque comem à noite( isso também tem grande influência) mas porque existe uma resistência dos hormônios insulina e cortisol na madrugada, que deveriam estar baixos com a pessoa dormindo, mas com a pessoa acordada ajudam a acumular gordura e pioram a glicemia( açúcar do sangue). E é dormindo à noite que produzimos diversos hormônios que irão funcionar com o amanhecer.
Pessoas que não dormem bem têm aumento de fatores inflamatórios que podem predispor a doenças auto imunes, doenças cardíacas, além de depressão e estresse.
Na sociedade de hoje, onde a preocupação é o sustento e o consumo sabotamos nossas noites de sono. Alguns dizem que se sobrar tempo, irão dormir... Isso nos tira a energia, a disposição, o humor e a saúde. Aprenda a viver em equilíbrio. Esse é um ótimo investimento e não tem preço.
DRA SHARON RAICHER ROSENTHAL