Mais de 20 milhões de brasileiros tem diabetes. Quase 12% da população.
As causas mais comuns são o diabetes tipo 1 e 2. Existem outros, inclusive o diabetes gestacional.
A glicose( açúcar) é o combustível que as células do corpo usam para obter energia. A insulina ajuda o corpo a levar a glicose para dentro das células.
Diabetes mellitus tipo 1 acontece quando o pâncreas pára de produzir insulina. Geralmente acomete pessoas entre 8 a 14 anos. Neste tipo a pessoa precisa usar insulina desde o início do quadro por toda a vida.
Diabetes mellitus tipo 2 é o tipo mais comum e acontece quando o nível de glicose no sangue aumenta. Não há produção suficiente de insulina pelo pâncreas ou o corpo se torna menos sensível à ação dela- a chamada resistência à insulina. A maioria apresenta idade superior a 40 anos, tem sobrepeso e está fora de forma.
Os principais sintomas de todos os tipos são aumento da sede, aumento do volume de urina, fome, fraqueza e perda de peso. Mas a pessoa pode ter diabetes sem nenhum sintoma aparente.
O controle de peso, o aumento da atividade física, o uso de medicamentos ou insulina podem melhorar os níveis de glicose no sangue. O diabetes não pode ser curado, mas pode ser controlado.
Controlando o diabetes, as complicações como doenças do coração, cegueira, complicações renais, impotência sexual e falta de sensibilidade podem ser prevenidas ou postergadas.
Objetivos de controle do diabetes:
- A escolha da sua alimentação
- O controle do peso
- A redução dos níveis de pressão arterial
- A redução de níveis de colesterol e triglicérides (gorduras no sangue).
Se eles estiverem altos, você corre mais risco de sofrer derrame ou um problema no coração. Para os diabéticos fumantes, o cigarro acelera os problemas associados ao diabetes.
Fazer uma atividade física é muito importante. Comece com uma maior movimentação no seu dia-a-dia, dirigir menos e andar mais, trocar o elevador pelas escadas, fazer serviços de jardinagem ou passear com o seu cachorro. Um programa de atividade física regular é ótimo. Se você não está se exercitando regularmente, visite um médico antes de começar.
Algumas pessoas com diabetes tipo 2 podem controlar a glicemia apenas com mudanças na alimentação ou com o aumento de atividades físicas, sem necessidade de usar medicações ou insulina por algum período. Cada tipo de comprimido para diabetes funciona de maneira diferente. Eles não são insulina. Às vezes o controle glicêmico só é obtido com injeções de insulina. Algumas pessoas necessitam receber insulina com medicamentos. A necessidade depende de quanto o seu corpo ainda a produz e de como o seu médico pretende tratá-lo. Tipos diferentes de insulina têm ação diferente.
Receber o diagnóstico de diabetes significa readaptar hábitos e estilo de vida. Os avanços científicos possibilitam tratamentos para todos os tipos de casos. Dando atenção a sua saúde você pode viver com qualidade cuidando do seu diabetes todos os dias.
DRA SHARON RAICHER ROSENTHAL