A puberdade é o período de transição entre a infância e a idade adulta, durante o qual os caracteres sexuais secundários aparecem, o estirão puberal ocorre, e profundas mudanças psicológicas acontecem.
Ao final dessa fase, o indivíduo está apto para uma futura reprodução.
O desenvolvimento puberal é acompanhado de aceleração da velocidade de crescimento, o chamado "estirão da puberdade", ao qual se segue um período de desaceleração e, finalmente, a parada do crescimento resultante do fechamento das epífises ósseas.
Durante a puberdade, o ganho estatural anual passa de 5,3 a 7,0cm nas meninas e de 5,0 a 7,5cm nos meninos, no momento do pico de crescimento, que ocorre em torno de 12 anos nas meninas e 14 anos nos meninos. O número total de centímetros ganhos durante a puberdade é, em média, de 25,3 ± 4,1cm nas meninas e 27,6 ± 3,6cm nos meninos.
O marcador clínico inicial de puberdade de origem central é o surgimento de mamas( o broto mamário)nas meninas e de aumento do volume testicular nos meninos.
O início da puberdade ocorre quando o eixo central (hipotálamo e hipófise) amadurecem, estimulando as gônadas( ovários ou testículos). Ocorre então a elevação dos hormônios do cérebro( as gonadotrofinas) e, posteriormente a elevação dos hormônios sexuais iniciando o desenvolvimento das características sexuais secundárias.
Define-se como Puberdade Precoce o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários antes de 8 anos no sexo feminino e antes de 9 anos no sexo masculino. Em meninas, menarca ( primeira menstruação) antes dos 10 anos pode servir de critério adicional. Recentemente, nos EUA, o Comitê da Sociedade de Endocrinologia Pediátrica Lawson Wilkins propôs a modificação desses critérios etários no sexo feminino para as idades de 7 e 6 anos, respectivamente em crianças brancas e afro-americanas.
A obesidade parece ser um dos fatores responsáveis pela tendência atual de aparecimento mais precoce dos caracteres puberais. Estudo recente demonstrou que a obesidade está significantemente associada à precocidade puberal, principalmente em meninas brancas. Nas afro-americanas, além da obesidade, outros fatores genéticos e/ou ambientais teriam implicação no avanço da idade puberal.
Definimos Atraso Puberal ou Puberdade Atrasada na ausência de caracteres sexuais em meninas até os 13 anos ( em média)e em meninos até os 14 anos( em média). Também considerado atraso quando a menina não menstrua até os 16 anos. Pode acontecer também o início da puberdade com desenvolvimento incompleto.
DRA SHARON RAICHER ROSENTHAL